quarta-feira, agosto 06, 2008

Summer Songs (3)

Sandy Posey - "Sunglasses"

Natércia Barreto - "Óculos de Sol"
Por hábito associam-se as “cantiguinhas” de Verão a qualquer coisa de pouco menos que idiota, de amores adolescentes de praia que duram para sempre sendo que esse sempre é o fim das férias e do “bronze” e o regresso às aulas. Se considerarmos que amores de adolescentes, praias e Verão são coisas idiotas (eu acho que não: são mesmo muito sérias, tão sérias como querer mudar o mundo e ainda bem), este caso é mesmo mais ou menos assim, e o tema talvez ganhe, ex-aequo com "Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini" de Brian Hyland (não desesperem; também por aqui passará), o prémio atribuído à quintissência do kitsh, se ele existir – e se não existir, alguém o crie!

Claro que estou a falar de “Sunglasses”, um original de John D. Loudermilk (para quem não sabe é o autor de “Road Hog”, o tema original do “Calhambeque” de Roberto Carlos) que se tornou famoso em 1984 na voz de Tracey Ullman. Mas a história começou muito antes, em 1965 com a primeira gravação do tema por Skeeter Davis, uma intérprete que oscilou entre a "country music" e a "pop" e cujo maior êxito terá sido “The End of the World”, bem conhecido também aqui pelo rectângulo (lembram-se?). Também Sandy Posey, rival de Skeeter Davis, gravou o tema em 1967, bem como a moçambicana Natércia Barreto, a quem coube a honra e a glória da versão em português gravada já quase no rescaldo da década prodigiosa (1969). Pois aqui fica a “cantiguinha”, tanto na versão de Sandy Posey (não tenho nem arranjei a de Skeeter Davis) como na de Natércia Barreto, rainha da rádio de Moçambique ou coisa do género, para o caso tanto faz. Eu divirto-me imenso sempre que oiço a versão de Natércia Barreto... E vá lá, não sejam “chatos”, não é para isso que serve o Verão?

Sem comentários: