quinta-feira, junho 26, 2008

Uma "não notícia" que encobre a verdadeira

A notícia sobre a possível perda de seis pontos pelo SLB é, obviamente, uma não notícia. Ou melhor, seria uma notícia se. Ou, melhor ainda, poderia ter sido uma notícia. Assim, com todo o ar de encomenda qual rabo escondido com gato todo de fora (ainda se fossem 10 pontos, 2 pontos, 3.827 pontos... Mas 6 pontos, 6? Hum...), não passa de algo que cobre de ridículo quem lhe deu destaque, mostrando até que ponto desceu o jornalismo que se pratica em Portugal, sempre pronto para quem lhe ofereça um prato de lentilhas ou tenha voz grossa e poder, mesmo que apenas aparente.

Mas o mais interessante é que, qual matrioshka ao contrário, em que a menor esconde a maior, esta “não notícia” encobre de facto aquela que é a verdadeira notícia: que a FIFA atribui uma penalização de 6 pontos a quem deve uma ninharia de cento e picos mil euros, a mesma (pasme-se!) com que a nossa Liga de Futebol Profissional (disse “profissional”?) penaliza acções de “corrupção sob a forma tentada”, isto é (e vamos lá falar português) alguém que comprovadamente tentou corromper outrém no sentido de alterar a verdade desportiva.

Conclusões? Bom, não posso pedir à LPFP que core de vergonha porque ninguém pode receber de um outro algo que ele não tem. Mas, o assunto dá ainda para tirar uma outra conclusão: que lá para os lados das Antas a esperteza saloia continua a progredir na razão inversa da inteligência. Valha-lhes que, infelizmente, não estão sós: é que na presidência do meu clube as coisa não irão muito melhor.

Sem comentários: