quarta-feira, maio 28, 2008

O "Público" e os combustíveis

O “Público” de hoje titula em 1ª página: “Queda na procura de combustíveis trava aumento de receita do IVA”. O que vemos depois nos gráficos das páginas 2 e 3? Uma comparação do mês de Janeiro deste ano, único para o qual existem estatísticas oficiais da DGGE, com Dezembro do ano anterior, sendo os valores dos meses seguintes, de Fevereiro a Maio, meras estimativas calculadas pelo... “Público”. Mesmo assim, apenas para a gasolina as receitas sofrem um decréscimo médio mensal, aumentando as oriundas do gasóleo apesar de um comprovado decréscimo da actividade económica que nem sempre estará directamente ligado ao aumento do preço dos combustíveis. Acresce que um leitor mais atento e informado facilmente também se interrogará em que medida Dezembro não será um mês atípico (Natal, férias, aumento da actividade económica em algumas áreas por via de um aumento anormal do consumo nesta quadra), o que tornará a comparação Janeiro 08/Dezembro 07 fonte óbvia de distorção de conclusões.

O “Público” até poderá ter razão e as estatísticas oficiais virem a confirmar esta análise. Mas, até agora ela é, apenas, digamos que um “suponhamos”. Jornalismo ou mera propaganda?

1 comentário:

Anónimo disse...

Exacto, a questão é mesmo se estamos perante jornalismo nesta situação. Até porque o consumo tem mantido um padrão flutuante. (cf gráficos no Fliscorno)