quarta-feira, março 26, 2008

História(s) da Música Popular (82)

Ben E King - "Stand By Me" (King-Leiber-Stoller)


The Walker Brothers - "Stand By Me" (King-Leiber-Stoller)
Jerry Leiber & Mike Stoller (V)
Não sou um grande adepto dos Coasters, com quem Leiber e Stoller mantiveram uma bem profícua colaboração, daí talvez adiar a sua estreia mais um pouco, embora sejam incontornáveis para se falar da parceria ou mesmo em qualquer História da Música Popular digna desse nome. Por isso, vamos a um outro "algo" também ele incontornável, talvez o tema de Leiber e Stoller mais conhecido em todo o mundo e que, inclusivamente, deu título e canção-tema de um filme (realizado por Rob Reiner em 1986), assunto já aqui tratado no “Gato Maltês”. Refiro-me, claro, ao excelente “Stand By Me”, escrito pela dupla com a colaboração do seu intérprete original, Ben E King (Benjamin Earl Nelson, 1938 North Carolina), ex-vocalista dos Drifters que abandonou em 1960 depois de êxitos como “There Goes My Baby” e “Save The Last Dance For Me”.

Pois a canção, baseada num tema gospel de 1955 dos Staples Singers, tem a curiosidade de ter atingido o "Top Ten" por duas vezes, separadas por 25 anos: a primeira vez, quando da sua edição, em 1961 e a segunda em 1986 por via do filme de Rob Reiner. Para além disso, é dona e senhora de uma extensa lista de cover versions, entre as quais uma de John Lennon, em 1975 (torço-lhe o nariz...). Talvez, isso sim, a minha favorita seja a dos Walker Brothers, que nem eram irmãos nem se chamavam Walker (Scott Engel, Gary Leeds e John Mause), um grupo americano mas que apenas alcançou sucesso significativo no UK, sendo portanto frequentemente identificado com a “British Invasion”. Está incluída no álbum “Images” e é, aliás, um bom começo, pois no próximo post não deixarei de aproveitar a oportunidade para aprofundar esta relação de Leiber e Stoller com os Walker Brothers, definitivamente, entre os meus favoritos.

Sem comentários: