quinta-feira, novembro 22, 2007

História(s) da Música Popular (66)

The Righteous Brothers - "(You're My) Soul and Inspiration" (Barry Mann - Cynthia Weil)

The Righteous Brothers - "You've Lost That Lovin' Feelin'" (Barry Mann - Cynthia Weil)

The Brill Building (XVI)

Ora pois cá estão finalmente os Righteous Brothers (Bill Medley e Bobby Hattfield – morreu em 2003), que não eram irmãos e nasceram ambos em 1940, separados por cerca de um mês e pela distância que vai da Califórnia ao Wisconsin. E aqui estão, claro, pela mão de Barry Mann e Cynthia Weil que escreveram para eles os seus dois únicos #1: “You’ve Lost That Lovin’ Feelin’” (1964) e (“You’re My) Soul and Inspiration” (1966). Cá por mim, prefiro uma outra, “Unchained Melody” (#4 em 1965), onde o falsete de Hattfield faz gelar o sangue mais rapidamente do que o uivo do cão dos Baskervilles, mas essa não é de Mann e Weil e, assim, ficará para outras núpcias.

Pois o termo “righteous” estará aqui muito bem aplicado, já que era uma palavra utilizada correntemente no calão dos negros americanos para definir um músico de excepção, principalmente no jazz, e estas eram, de facto, duas vozes excepcionais da chamada “white soul”, das melhores que a pop/rock dos anos cinquenta gerou. A Medley calhavam os registos mais “baixos” e a Hattfield, para além dos falsetes, os tons mais “altos”. No caso de “You’ve Lost That Lovin’ Feelin’” reza a história que também alguns (registos) calharam a Cherilyne Sarkasian LaPiere, para o mundo e a posteridade conhecida por Cher, que foi utilizada por Phil Spector (ecce homo) como back up singer. Sim, porque estes são mais dois excelentes exemplos do “Phil Spector wall of sound”, o mais genial produtor de música popular de sempre e, ao que consta, um dos piores maridos de todos os tempos. Mas a vida é mesmo assim: cada um nasce mesmo para o que nasce!

1 comentário:

VdeAlmeida disse...

Ainda hoje acho qué a "You've lost that loving Feeling" uuma das canções mais poderosas da música popular. Aliás, segundo o que leio aqui e ali, trata-se de uma música que tem luugar em listas de preferênciuas de muitos nomes da musica anglo-saxónica.
Abraço

P.S.- A Cher tinha (e tem) uma voz espantosa (a sua versão de Walkin' in Memphis é memorável), tudo o resto que se escreve sobre ela são fait-divers