quinta-feira, setembro 06, 2007

O Comendador Berardo e a compreensão do mundo

Joe Berardo, o verdadeiro e único empresário “democrata, antifascista e patriota” (também benfiquista, pois claro, poderia lá ser de outro modo sem negar aquele estatuto tão arduamente conseguido em participadas assembleias gerais e entrevistas a Mário Crespo!?), parece que decidiu construir, lá para os lados do Bombarral, um jardim chinês com estátuas “cópias dos guerreiros de terracota de Xian e um lago artificial com um pagode (um “pagode” mesmo? um grande pagode?) no meio. Penso que a ideia – segundo Berardo – é os visitantes, “todos vestidos de igual para terem uma melhor compreensão do mundo”, poderem meditar e reflectir sobre si próprios.

Duas reflexões o assunto me merece:

  1. A primeira para agradecer ao Comendador Berardo o kitsch de tão notável empreendimento, já que isso me permite não só verificar quão feliz sou por ter bom gosto, como concluir, uma vez mais, quanto nós, os supostamente cultos e mais ou menos bem nascidos, ao ser-nos assim dada a oportunidade de nos compararmos com a sociedade afluente , temos a agradecer à divina providência pela graça concedida.
  2. A segunda porque finalmente percebi porque (eu acho) tenho uma “melhor compreensão do mundo”: é que entre o colégio e o serviço militar obrigatório, andei cerca de dez anos “vestido de igual”, ou seja, fardado!

Já agora um conselho, Senhor Comendador: farde-se, farde-se! Não importa bem de quê!

1 comentário:

Eurydice disse...

Santa Bárbara e Confúcio nos valham!