sábado, setembro 29, 2007

História(s) da Música Popular (60)


The Rockin Berries

The Animals - "Don't Bring Me Down" (Gerry Goffin - Carole King)

The Rockin' Berries - "He's In Town" (Gerry Goffin - Carole King)

The Brill Building (X)

Pois encerremos este capítulo do Brill Building dedicado a Gerry Goffin e Carole King com dois dos seus menos conhecidos temas mas que, por razões diversas, “são muito cá de casa”. “Don’t Bring Me Down” é uma interpretação de um dos meus grupos favoritos, The Animals (Newcastle, 1963), de Alan Price e Eric Burdon, único dos grupos importantes da "British Invasion" (para mim, juntamente com Manfred Mann, logo abaixo de Beatles e Stones) que actuou por cá, em 64 ou 65, no antigo Teatro Monumental: mercado incipiente e ditadura colocavam Portugal fora desses circuitos. Era um grupo muito influenciado pelo R&B, e os seus principais sucessos aconteceram ainda com Alan Price como leader e teclista do grupo, que viria a sair no final de 1965 em conflito com Burdon. Price cantou depois com Georgie Fame (“Rosetta”) e formou o Alan Price Set, cujos principais êxitos foram “I Put a Spell On You”, de Screamin’ Jay Hawkins, “Simon Smith and the Amazing Dancing Bear” e “The House That Jack Built”. Burdon formou então o grupo Eric Burdon & The Animals, mas isso já nada trouxe de realmente interessante à música popular.

Já os Rockin’ Berries (Birmingham, início dos anos 60) são um quase ignorado grupo da pop britânica, “ligeirinho” e com excelentes harmonias vocais, que alcançou notoriedade com dois temas: “He’s In Town, #3 no UK, um cover de um original dos americanos Tokens mais conhecidos pelo seu mega-sucesso “The Lion Sleeps Tonight”, composto por Gerry Goffin e Carole King, e “Poor Man’s Son”, um follow up, gravado originalmente pelos americanos Reflexions. Em Portugal, acho, são praticamente ignorados fora de um pequeno círculo de “iniciados”. Mas vale a pena ouvi-los.
E pronto, continuarei a falar do Brill Building durante bastante mais tempo, mas já não de Goffin e King, apesar de toda a sua importância para a história da música popular.

Sem comentários: