segunda-feira, setembro 17, 2007

Grandes Séries (20)

A série já aqui foi referida a propósito de séries notáveis sobre a WWII. É, para mim, ao mesmo nível da americana “Band Of Brothers” (a história da "Easy Company", da célebre Divisão 101 Aerotransportada, desde Omaha Beach – ou antes, desde o seu teino em Inglaterra – até ao final da guerra), uma das duas melhores séries de TV, de “combate”, sobre a WWII - para as distinguir das séries dramáticas que têm a guerra apenas como “fundo”. Só que, na altura em que a referi não havia video clip disponível, o que já não acontece agora uma vez que alma inteligente se lembrou dela no "You Tube".

Trata-se da história da esquadrilha de caça “Hornet”, da "Royal Air Force”, durante as batalhas de França e de Inglaterra, e é muitíssimo mais do que um conjunto de excelentes cenas de batalhas aéreas - o que, para quem gosta, já não seria nada pouco: como boa série britânica que se preza, é também um retrato do relacionamento entre homens com personalidades, passados e futuros diferentes num ambiente, em certa medida, “fechado” e “redutor”. É, para além disso, um flashback que nos leva à sociedade de classes inglesa dos anos de “antes da guerra”. Também, uma homenagem àqueles a quem Winston Churchill se referiu numa das mais célebres frases de todos os tempos: "Never in the field of human conflict was so much owed by so many to so few" .

A série passou, e repetiu, na RTP2, no tempo em que não estávamos ainda reduzidos ao “modo de contar” americano e aos “Sopranos”, “CSI”, “Dr. House”, “Roma” e tudo o mais que antes se viu e adiante se verá. Nada contra, só que podiam fazer o favor de intervalar... No IMDB tem direito a um rating de 8.9 em 10. Como curiosidade, um dos actores da série é Nathaniel Parker, o Inspector Lynley de “Inspector Lynley Mysteries”, série já aqui referida e que tem passado entre a SIC Mulher e a BBC Prime. Para quem se quiser dar ao trabalho, “Piece Of Cake” (traduz-se por “é canja”) pode ser encomendada na Amazon por cerca de €25.

Sem comentários: