quarta-feira, junho 20, 2007

História(s) da Música Popular (47)

Dance craze (IV)

Little Eva - "The Loco-Motion" (Gerry Goffin & Carole King)

Sylvie Vartan - "Le Loco-Motion" (versão francesa)


Little Eva - "The Loco-Motion" (dança - versão incompleta)
Pois esta é a história que quase toda a gente já sabe. Little Eva (nascida Eva Narcissus Boyd em 1943 na Carolina do Norte e que se foi desta para pior em Abril de 2003) era nem mais nem menos do que a babysitter de um dos casais mais famosos da pop music e, seguramente, a dupla de compositores mais prolífica do Brill Building (lá iremos um dia destes): Gerry Goffin e Carole King. King teve mesmo uma carreira bem conseguida como intérprete e o seu álbum “Tapestry”, de 1971, tem direito a umas muito justas ****1/2 no “Rolling Stone Album Guide”, por norma não muito dado a grandes euforias.

Mas pronto, em época de dance craze, Goffin e King lá descobriram o talento da jovem Eva (parece que se inspiraram no seu modo de dançar – si non è vero è ben trovato) e compuseram este “Loco-Motion”, inicialmente parece que destinado a outra vedeta do dance craze, Dee Dee Sharp, que rapidamente atingiu o #1 de vendas, em 1962, e contribuiu para enriquecer os seus autores e o produtor Don Kirshner. Este foi também um dos casos em que o esquema da dança estava impresso na capa do disco, já que a “dita” (dança) não existia previamente e, portanto, era condição indispensável ao sucesso pôr toda a gente a “mexer”.

Little Eva teve ainda um outro sucesso, menor (“Keep Your Hands Off My Baby” – canção com o nome ideal para uma babysitter) e “Loco-Motion” teve direito a um sem número de cover versions, entre as quais uma de Kylie Minogue. Também o movimento Yé-Yé, em França, não escapou ao “Loco-Motion” tendo a muito bonita Sylvie Vartan gravado a sua versão. Também aqui fica, não por ser “grande coisa” (a versão), mas mais por Vartan ser bonita...

Sem comentários: