terça-feira, junho 05, 2007

História(s) da Música Popular (46)


Joey Dee and the Starliters - "Peppermint Twist" (#1)

Joey Dee and the Starliters - "Peppermint Twist" (#2)

Dance Craze (II)

Continuando com o twist, se Chubby Checker foi o iniciador da “moda” com o seu cover do original de Hank Ballard (depois “rentabilizado” com “Let’s Twist Again”), Joey Dee and the Starliters consolidaram essa mesma “moda” e trouxeram para a ribalta o nome do então, até aí, relativamente desconhecido “Peppermint Lounge”, um pequeno clube situado na rua 45, NY. Consta que assinaram contrato por um fim de semana, mas o sucesso foi tal que ficaram um ano tendo composto o tema “Peppermint Twist” como homenagem ao local. Mas as histórias surpreendentes da magia do clube não se ficam por aqui, já que também as Ronettes por lá começaram graças a um engano: foram admitidas à entrada julgando-se fossem “animadoras” e depois de cantarem e dançarem toda a noite com Joey Dee, e uma vez descoberto o equívoco, a animação e admiração geral foi tal que só saíram com contrato assinado. O resto é História!

Pois Joey Dee chamava-se realmente Joseph Dinicola (esta mania dos italo-americanos “anglosaxonizarem” o nome...), 1940, New Jersey, e se existe ainda algo de curioso nesta história ele aí vai:



  • “Peppermint Twist” sucedeu justamente à versão de Chubby Checker de “The Twist” como #1 no hit-parade.

  • O tema foi considerado longo demais para um single de 45 rpm, e por isso foi dividido em duas partes, tendo sido a primeira parte a atingir o #1. Dizem as más e as boas línguas que a 2ª parte raramente é escutada hoje em dia. Mentira, pois aqui vão as duas para que não se perca nada!

    Mais duas curiosidades:

  • Jimi Hendrix tocou com Joey Dee em digressão (ena!)

  • Três dos membros dos Starliters fundaram mais tarde os Young Rascals, cujo êxito principal viria a ser “Good Lovin’”, um original dos Olympics. Mas isto são já histórias para muito depois!

Sem comentários: