terça-feira, maio 29, 2007

História(s) da Música Popular (45)

"Dance Craze" (I)

Hank Ballard & The Midnighters - "The Twist" (1958/1959)


Chubby Checker - "The Twist" (1961)

No período de declínio do rock n’ roll original que se seguiu a 1958 (ver posts anteriores sobre o assunto), e como alternativa mais “integrada” e menos marginal às necessidades e desejos da nova cultura juvenil, surgiu a loucura das “danças”, em que muitas vezes o diagrama, com os passos respectivos, vinha já impresso nas capas dos discos (singles e EP’s) de 45 rpm. Ele foi o “twist”, o “mashed potatoes”, o “watusi”, o “jerk” e é só pedir que qualquer uma mais se arranjará.

De todas elas, foi o “twist” a que teve maior difusão, talvez por ter sido a primeira em que os pares dançavam a “solo”, sem qualquer contacto físico, criando uma certa ruptura com o rock que, embora mais físico, “selvagem” e enérgico, não deixava de ser uma evolução das danças da geração anterior. Também para a sua difusão muito terá contribuído a televisão e, principalmente, o programa “American Bandstand”, de Dick Clark, mas também um certo clube de New York chamado “Peppermint Lounge” (por lá começaram também as “Ronettes”) e o seu grupo residente, Joey Dee and the Starliters, com o seu “Peppermint Twist”.

Mas comecemos bem pelo princípio e esse foi Chubby Checker e o seu “The Twist”. Foi? Não é bem assim, já que “The Twist” não é mais do que um cover do, até aí quase desconhecido, B-side com o mesmo nome de Hank Ballard & The Midnighters (um grupo de Detroit, Michigan), gravado em Novembro de1958 com o A- side "Teardrops On Your Letter" e editado em Janeiro do ano seguinte.

“The Twist” (o de Chubby Checker) foi, claro está, #1 e este reincidiria mais tarde com “Let’s Twist Again”, que também chegou ao topo do hit-parade. Por cá as versões francesas de Sylvie Vartan e Johnny Halliday terão sido as mais populares nas festas de garagem e do Liceu Francês. Os USA ficavam longe, as importações da América eram caras e a cultura francófona dominante fazia o resto.

Pois então aqui ficam a versão original de Hank Ballard & The Midnighters (a minha preferida) e, em vídeo, a que lhe deu asas: a de Chubby Checker. Voltaremos a este assunto das danças...

Sem comentários: