terça-feira, maio 22, 2007

História(s) da Música Popular (44)




Em toda a história da música popular, existe apenas um (um e só um) tema que tem direito a parágrafo específico no prefácio do Tracks Catalogue do “Music Master”, um “calhamaço” de mais de mil e quinhentas páginas escrito em letra quase ilegível e que condensa todos os temas e respectivos intérpretes. É também o único tema com direito a chamada especial, “em caixa”, no lugar que lhe é destinado na ordem alfabética do catálogo. E não, não é nenhum desses temas mais conhecidos, frequentemente passados nas rádios de todo o mundo ou incluídos em tudo o que é colectânea que se preze, de grupos como os Beatles ou Rolling Stones. Não são as “lamechices” de Paul McCartney, género “Yesterday” ou “Eleanor Rigby”, ou o excelente “Satisfaction” de Jagger e Richard. É, isso sim, um quase obscuro tema de banda de garagem, de seu nome “Louie Louie”, cuja versão mais popular se deve aos Kingsmen, uma banda de Portland, Oregon. A canção é um original de Richard Berry, escrita em 1955, e foi gravada por várias bandas da costa oeste, incluindo Paul Revere and the Raiders, antes de chegar “às mãos” dos Kingsmen que a gravaram em 1963. Basicamente é algo de primitivo, com uma “letra” original em que um cliente diz a um barman que vai para a Jamaica em busca do seu grande amor, mas tornou-se um ícone das festas de garagem, os célebres teenage parties. Para isso muito terá contribuído uma "batida” fortemente sincopada e um riff simples e que fica no ouvido, mas também o facto de, na versão dos Kingsmen, ser suposto a “letra” poder ser considerada obscena, apesar da “Federal Communications Commission” ter concluído que a canção era inintelígivel a qualquer velocidade a que fosse escutada.

O riff foi retomado, com maiores ou menores adaptações, em muitos temas célebres da música popular, tais como “You Really Got Me”, dos Kinks, “Wild Thing”, dos Troggs, e “Get Off My Cloud”, dos Rolling Stones, e “Louie Louie” terá tido mais de mil e quinhentas cover versions, sendo as mais conhecidas a dos Motorhead e dos próprios Kinks. A Rhino Records editou mesmo uma compilação (dois volumes em CD) com o nome “The Best of Louie Louie”, nela integrando algumas das mais conhecidas versões do tema, que é considerado o #1 de toda a história do rock & roll. É a versão que tornou “Louie Louie” famosa, a dos Kingsmen, que aqui fica.

P.S.: existe na net uma quantidade enorme de informação sobre o tema, que valerá a pena ser consutada pelos mais curiosos. Saliento:

Sem comentários: