domingo, fevereiro 25, 2007

Comentário de um não-professor às imagens de uma aula

Primeiro ponto: nunca fui professor e a minha experiência didáctica limita-se a meia dúzia de vezes em que fui convidado para apresentar temas e casos da minha vida profissional em outro tanto número de aulas em estabelecimentos do ensino superior. Talvez por isso tenha ficado surpreendido (não tanto assim), há pouco, ao ver na RTP1 imagens de uma aula de substituição numa escola secundária. O facto de ser uma aula de substituição é aqui irrelevante, pois as duas coisas que me surpreenderam nada têm a ver com isso. Foram, isso sim, a professora entrar na aula perante a total indiferença dos alunos e um deles ter continuado todo o tempo com um capuz enfiado na cabeça. No meu tempo, os alunos levantavam-se, e o facto marcava não só o respeito por alguém mais velho, e que na escola representava uma certa hierarquia, como o início de um período de concentração face ao trabalho que se seguiria. E não me parece que sem essa concentração se possam obter resultados... Quanto ao capuz enfiado na cabeça... Já que não me parece isso seja aceite nos locais de trabalho, não seria bom ir habituando os alunos a algumas convenções sociais que irão encontrar na sua vida futura? Além de que não será mau impor alguma “ordem, método e disciplina”, o que estando muito longe de significar falta de liberdade ou ambiente opressivo só pode contribuir para um clima mais responsável e propiciador do estudo. Se, depois disto, me chamarem reaccionário ou “cota”, paciência...

2 comentários:

Fliscorno disse...

Olá Gato Maltês :)
Também eu não sou professor, mas interessam-me as questões educativas.

A indisciplina que relata não me surpreendeu assim tanto, talvez por já a esperar.

Já a forma como a notícia é montada... bem achei de mau gosto. Escrevi um pouco sobre o assunto mas basicamente pareceu-me errado que a peça tivesse terminado com uma frase do género "A obrigatoriedade das aulas de substituição parece revelar já uma virtude: a taxa de absentismo dos professores revela uma tendência de descida na ordem dos 40%", que mais parece o lançar dum boato.

JC disse...

Cara raposa velha:

Obrigado pelo seu comentário. Tive mais alguns por e mail e por isso irei responder e continuar num próximo post do blog Talvez ainda hoje). Volte sempre.

cumprimentos

JC