quarta-feira, novembro 01, 2006

Hermínio Loureiro e o "Imposto Municipal"

O actual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Hermínio Loureiro (“isto” ele há apelidos que são verdadeiros anátemas), mostra-se preocupado com o facto de os clubes passarem a ter de pagar imposto municipal pelos respectivos estádios (ver "Público"). Apresento de seguida, com o objectivo de aumentar o nível de stress de Hermínio Loureiro, uma lista das preocupações que deveriam constituir, elas sim, verdadeiras prioridades para a Liga e para o seu presidente:

  • Aumentar o nível de competitividade do futebol praticado na I liga portuguesa.
  • Efectuar um estudo aprofundado sobre o preço dos bilhetes e horas dos jogos e definir uma política adequada nesta área em função das respectivas conclusões.
  • Definir, em conjunto com os clubes, um programa de recuperação financeira para o futebol profissional em Portugal.
  • Evitar que os dirigentes dos clubes se insultem entre si e insultem o público, punindo severamente os responsáveis.
  • Melhorar as condições de conforto e acessibilidade da maioria dos estádios, bem como as condições proporcionadas aos atletas e ao espectáculo (qualidade dos relvados, por exemplo).
  • Melhorar o nível da arbitragem e varrer de vez as suspeições que incidem sobre o sector, mormente sobre o modo como se processam as avaliações, promoções, etc.
  • Implementar uma política disciplinar séria e coerente, tornando as suspensões e multas transparentes e verdadeiramente penalizadoras para clubes e jogadores.
  • Impor ao espectadores, especialmente às “claques”, um código de conduta a ser estritamente cumprido e objecto de sanções graves em caso de incumprimento.

Talvez assim o futebol se tornasse mais credível e o número de espectadores presentes nos estádios aumentasse significativamente. Assim, com as preocupações centradas no imposto municipal a pagar pelos estádios respectivos enquanto os clubes caminham alegremente para a falência, Hermínio Loureiro faz-me lembrar um doente em fase terminal preocupado com uma unha encravada...

Sem comentários: