segunda-feira, novembro 20, 2006

A "Caixa" e Scolari.

Confesso que me preocupa pouco o volume do investimento (parece que 16 milhões de euros) da Caixa Geral de Depósitos na campanha que “utiliza” Scolari como endorsee. Preocupa-me, isso sim, o que está a seu montante, isto é:


  1. Era uma campanha de publicidade desta magnitude, efectivamente, o movimento necessário, neste momento, da empresa no mercado?

  2. Qual o seu objectivo estratégico?

  3. Como compara com o investimento da concorrência?

  4. Foram consideradas alternativas e analisados vários cenários?

  5. Foram estabelecidos objectivos quantificáveis?

  6. O conceito e a campanha foram pré-testados?

  7. Foi efectuado um planeamento de “meios” optimizado?

  8. Será efectuado tracking para analisar o impacto da campanha na marca e no mercado?

Ficam estas perguntas, poderíamos acrescentar outras. Colocar o ênfase no montante total investido é talvez popular (ou “populista”), eficaz como sound byte, mas passa ao lado do essencial e poderá ser facilmente desmontado enquanto argumento.

Sem comentários: